Religiosidade

Semana Santa movimenta comunidades católicas em Pelotas

Celebrações tiveram início neste domingo com procissão e missa na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

As celebrações religiosas católicas, alusivas à paixão, à morte e à ressurreição de Cristo, iniciaram neste domingo (9). A Paróquia São Francisco de Paula, da Catedral Metropolitana de Pelotas, realizou procissão e missa às 10h15. A data marcou a abertura da Semana Santa. O Domingo de Ramos é celebrado uma semana antes da Páscoa e representa a entrada de Jesus em Jerusalém. Os ramos são distribuídos aos fiéis, retomando simbolicamente a história bíblica.

A programação segue na Quinta-feira Santa, com missa do Crisma às 9h, e às 19h30 celebração de instituição da Eucaristia com cerimônia de lava-pés e adoração ao Santíssimo.

Na Sexta-feira Santa, às 9h, haverá missa da penitência e confissões. Já às 15h, ocorre a celebração da morte do Senhor e, às 17h, procissão do Senhor dos Passos. No próximo sábado, dia 15, terá Missa de Aleluia. O domingo de Páscoa contará com missas às 9h, às 10h30 e às 19h, na Catedral Metropolitana.

As demais paróquias e comunidades também terão programações especiais na Semana Santa.

Via-Sacra
A Paróquia Santo Cura D’Ars, da Comunidade Eclesial da Trindade, promove a 26ª edição da Via-Sacra Encenada. Na Sexta-feira Santa, às 19h30, inicia-se a encenação da Paixão de Cristo, com passagem pelas 15 estações até a crucificação. O ponto de partida será o palco montado junto ao colégio Doutor Antônio Leivas Leite, na rua Leopoldo Souza Soares.

O evento teve início na Quaresma de 1991, quando o padre Cláudio Neutzling lançou um desafio ao grupo jovem da comunidade, para que encenasse a Paixão e a Morte de Cristo. Na edição deste ano cerca de 90 pessoas devem participar da encenação. A atividade tem o apoio da prefeitura.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ministério deve habilitar processo de transexualização em três estados

Equipe de combate ao Aedes será ampliada Próximo

Equipe de combate ao Aedes será ampliada

Deixe seu comentário